#KahSaúdavel: O uso do Limão na Dieta


Olá preciosidades, como estão? Espero que muito bem, por aqui está tudo “Tranquilo e Favorável” kkkk tô entrando na modinha.
Hoje como de costume aqui no blog, teremos #KahSaúdavel que volta com tudo, segunda e o dia Internacional da Dieta rsrs, certo! Muitas mulheres e homens também, sempre usam o primeiro dia da semana para mudar a qualidade de vida, ou juram começar a dieta ou voltar a fazer exercícios, quando criei aqui no blog essa categoria minha intenção sempre foi mostra como anda minha dieta como estou me cuidando (Lembrando que não sou Nutricionista, ou algo do tipo, minha especialização e outra Técnico em Enfermagem), e trazer dicas que uso no meu dia a dia, e a cada postagem venho sendo surpreendida com comentários de vocês “muito obrigado”.
O assunto de hoje é sobre Limão, que e um dos alimentos que mais usamos nas nossas dietas, e para quem duvida de como usa-los, hoje vou tirar todas as dúvidas sobre esse “amargo” que se torna uma delícia quando usado adequadamente.

limão é considerado um dos mais potentes alimentos detox, pois ajuda na eliminação de toxinas acumuladas (ambientais e alimentares), tem ação alcalinizante, além de ajudar na digestão. Por ser rico em vitamina C e flavonoides previne contra o câncer, fortalece o sistema imunológico, é um anti-inflamatório natural, protege o DNA celular, reduz a pressão arterial e deixa os vasos sanguíneos elásticos e resistentes. Ele ajuda a emagrecer porque, além de poucas calorias (20 por unidade), tem muitos nutrientes importantes para metabolizar a glicose e oxidar as gorduras. Seu consumo frequente promove a saúde. 


Tipos de limão e nutrientes
Ao todo, estima-se que existam cerca de 100 espécies no mundo. No Brasil encontramos quatro tipos principais: tahiti, galego, siciliano e cravo. Limão contém vitamina C, ácido cítrico, diversos bioflavonoides, vitaminas do complexo B, folato, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e fibras. Não há grandes diferenças entre os valores nutricionais presentes nos diversos tipos de limão.

Alimento alcalino
O limão é ácido no sabor, porém tem ação alcalinizante no organismo. Na verdade o limão é um dos alimentos mais alcalinos e isso é ótimo para neutralizar a tendência à acidez no corpo. O limão induz à produção de agentes alcalinos nos fluidos corporais, ajudando a restabelecer um pH equilibrado, o que contribui para a vitalidade e a longevidade.  

Poderoso antioxidante
O limão é excelente fonte de vitamina C e de flavonoides (hesperidina, polifenóis, ácido elágico), com ação antioxidante e imunoestimulante, ajudando o corpo a lutar contra gripes e resfriados, e outras infecções. 

Sistema digestivo
O limão ajuda na digestão porque estimula o fígado a produzir mais enzimas digestivas, melhora a ação da bile (que digere as gorduras), tem uma composição química semelhante à da saliva e do ácido clorídrico produzido pelo estômago atuando na digestão de amidos e proteínas, e ainda estimula a função intestinal, ajudando a corpo a eliminar os resíduos com maior eficiência. 


Quebra pedra
O ácido cítrico presente no suco de limão ajuda a dissolver os cálculos biliares, os depósitos de cálcio nos vasos sanguíneos e as pedras nos rins, além de diluir e eliminar o ácido úrico (um cristal causador da gota).  

Efeito anticancerígeno
O fruto contém 22 compostos diferentes com ação anticancerígena, incluindo o limoneno, um óleo que retarda ou paralisa o crescimento de tumores em animais, e glicosídeos de flavonol que param a divisão celular em células cancerosas. 

Neuroprotetor
A casca de limão contém um potente fitoquímico, a tangeretina, que se mostrou eficaz para prevenir distúrbios cerebrais, como a doença de Parkinson. Um estudo com animais mostrou que a tangeretina tem ação neuroprotetora e aumenta os níveis de dopamina, um neurotransmissor que tem seus níveis reduzidos nos portadores de Parkinson. A tangeretina ainda ajuda a reduzir a taxa de colesterol e tem ação antitumoral na leucemia. 


Limão emagrece
A naringenina, um flavonoide encontrado em cítricos, apresentou grande potencial para prevenção da obesidade e da síndrome metabólica (onde o acúmulo de gordura visceral evolui para o diabetes tipo 2 e favorece a ocorrência de doenças do aparelho cardiovascular) em recente estudo realizado por pesquisadores canadenses e publicado na revista Diabetes, da American Diabetes Association. 
O estudo feito com camundongos mostrou que os animais que tiveram a alimentação enriquecida com naringenina apresentaram melhora dos níveis de colesterol e triglicerídeos, assim como uma redução da resistência à insulina e o metabolismo da glicose normalizado, um dos fatores que influencia diretamente o emagrecimento. Não houve restrição calórica e nem de gordura administrada às cobaias. Dois grupos de camundongos foram alimentados da mesma maneira, mas somente um deles teve o flavonoide adicionado à alimentação e este grupo não desenvolveu obesidade e outras disfunções metabólicas.  

Vitamina C detona gordura
Diversos estudos correlacionaram um nível baixo de vitamina C circulando no sangue com o aumento de gordura corporal e da medida da circunferência abdominal. Uma pesquisa realizada em 2006 na Universidade do Arizona verificou que a vitamina C circulante está diretamente ligada à oxidação das gorduras, que é a habilidade do corpo de usar a gordura como combustível durante a prática de atividades físicas e no repouso, ou seja, com níveis adequados de vitamina C o corpo queima mais eficientemente a gordura estocada.  

Dose diária
Para ter saúde um limão por dia é suficiente, mas nada impede que você consuma dois ou três. Tome água com limão para um rápido detox, faça uma limonada (aproveite a casca), acrescente em outros sucos (combina com tudo), tempere saladas e legumes, esprema na sopa ou no prato pronto (pescados e carne). Um alerta: evite chupar o limão para não danificar o esmalte dental, devido ao seu alto conteúdo de ácido cítrico. 

♥ Links das ultimas postagens:
Então é isso preciosidades espero muito que tenham gostado do post, ficou pouco grande mais tentei mostra todos os beneficios do Limão na sua Vida, então mantenha-se firme forte na Dieta "Gata".
Querem saber tudo sobre Mundo da Káh
Sigam 
Beijos ♥

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Fico muito feliz tenha gostado das dicas.
      Beijos

      Excluir
  2. Respostas
    1. Realmente Limão e Vida, os benéficos dele são muitos.
      Beijos

      Excluir
  3. Realmente tenho que utiliza-lo mais vezes. Adorei o post amore. Um xeruh!!!

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar bastante do limão mas ainda não inseri na vida, e olha que tem um pé de limão no quintal kkk.
    Mas seu post me relembrou.

    Uma semana abençoada
    www.sobreluz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk costume, temos em casa algo e não usamos eu sou assim também.

      Beijos

      Excluir